O que é firewall?
A conscientização a respeito da importância de proteger a informação em ambientes corporativos tem crescido consideravelmente, entre tantos nomes neste cenário de segurança, vem a pergunta: o que é Firewall?
Na intenção de aumentar a segurança, empresas do mundo todo contam com soluções que podem ser aplicadas para proteção e disponibilidade das informações.
O Firewall é um dos mais utilizado neste meio, tendo também um dos mais eficientes quando se trata de proteção de sistemas de informação em ambientes empresariais.
O Firewall é um sistema desenvolvido para prevenir o acesso não autorizado a uma rede, ou proveniente dela.
A tarefa básica do Firewall é controlar o tráfego entre redes de computadores com diferentes níveis de confiança, como Internet (zona não confiável), e a rede interna de uma empresa (zona confiável).
Em outras palavras, o Firewall funciona como um “Porteiro”, que identifica e controla o fluxo de dados da sua empresa.
O Firewall é capaz de prevenir ataques cibernéticos, infiltração de vírus e ainda controlar acesso à internet.
Mas isto é só o começo!!!
Vamos listar abaixo as principais Funções do firewall:
Acesso seguro:
O Firewall analisa e controla o trafego de todos os dados que entram em sua rede.
O Firewall é responsável por gerenciar todas as portas de entrada e saída da sua rede.
O Firewall é responsável por proteger sua empresa de ataques externos e ameaças cibernéticas
Acesso Externo e seguro:
O Firewall é capaz de criar acesso externo aos Servidores de uma empresa tais como arquivos e pastas de rede, aplicações ERP, cameras, Terminal Service, Portais Web, entre outros serviços.
O Firewall é capaz de conectar matriz e filiais através de conexões seguras e criptografadas, facilitando empresas prestadores de serviços acessarem sua rede até mesmo proporcionar a seus colaboradores o Home Office.
Maior Produtividade:
A Internet uma das principais ferramentas para qualquer empresa. No entanto, o uso da internet deve ser bem administrado para maior produtividade.
Estudos apontam que o acesso à Internet pode levar um usuário a desperdiçar até 20% do seu tempo acessando conteúdos para fins pessoais.
O Firewall é capaz de bloquear sites por conteúdo e por nome, tais como: redes sociais, aplicativos de mensagens instantâneas e sites impróprios.
Alta disponibilidade:
O firewall, é capaz de ser configurado com múltiplos links de Internet e realizar a troca automática em caso de indisponibilidade ou mesmo de falha.
Para ambientes críticos, é recomendável o uso de dois Firewalls (High Availability).
Os dois firewalls trabalham juntos, se por algum motivo um cair, o outro assume automaticamente sem a necessidade de intervenção, e de forma transparente ao usuário.